T. da Informação

Prefeitura de Presidente Getúlio, em SC, reduz utilização de papel com tecnologia

Aplicativo desenvolvido pela gaúcha uMov.me, em parceria com a catarinense Evne Tecnologia, é utilizado na secretaria de agricultura do município


Publicado em: 28/01/2022 às 13:00hs

Prefeitura de Presidente Getúlio, em SC, reduz utilização de papel com tecnologia

Gestão eficiente, redução do uso de papel e modernização da agropecuária. Esses foram os três benefícios que resultaram da automação de processos no município de Presidente Getúlio, em Santa Catarina. A solução é fruto da parceria entre a Evne Tecnologias Inteligentes, empresa sediada no interior catarinense, e a gaúcha uMov.me.

Pioneira na região do Alto Vale, a prefeitura de Presidente Getúlio implementou o sistema no final de 2021 para gerenciar as demandas da Secretaria de Agricultura e Pecuária. Todos os processos relacionados à pasta — como serviço de máquina, atendimento veterinário, entrega de calcário e sêmen, entre outros — foram reunidos em um aplicativo, desenvolvido pela Evne na plataforma uMov.me. Em apenas dois meses de uso, a gestão da pasta já constatou diversos benefícios.

“Agora, de qualquer lugar com acesso à internet, os gestores da secretaria podem agendar serviços pelo aplicativo. Após a execução, é gerado um relatório de entrega com foto georreferenciada e assinatura do agricultor na tela do celular. O uso da tecnologia agiliza e melhora o atendimento ao agricultor e possibilita coleta de dados instantaneamente”, relata o diretor municipal de Agricultura e Pecuária, Fabiano Vanderlinde.

Enquanto o objetivo principal era modernizar os processos da Agricultura, o município também destacou a sustentabilidade como necessidade. “Além de buscar constantemente ferramentas de inovação para facilitar e mostrar transparência na gestão municipal, nossa intenção é reduzir o uso do papel. Sabemos que é impossível eliminá-lo completamente, mas nossa meta é ter uma gestão mais sustentável. E consequentemente, trazendo o agricultor para a modernidade, melhoramos o atendimento e viabilizamos uma resposta mais rápida dos serviços”, explica o  vice-prefeito da cidade, Zé Adalcio.

A Evne utiliza a plataforma no-code da uMov.me para desenvolver soluções de aplicativos e de Business Intelligence (BI) para empresas e governos há cerca de seis meses. O aplicativo implementado em Presidente Getúlio foi criado em um tempo recorde de 20 dias, período contabilizado entre o resultado da licitação e a entrega da primeira versão do sistema. 

O CEO da Evne, Tarcisio Bonessi Junior, atribui parte da agilidade de entrega à plataforma no-code da uMov.me, uma forma de criação de aplicativos sem a necessidade de códigos.

“A grande facilidade é que não precisa de programação para desenvolver as novas demandas de serviços que eles desejarem digitalizar. Conseguimos incorporar na aplicação as melhorias e modificações, sem onerar custos para a prefeitura como na programação tradicional, personalizando para a necessidade que tiverem”, afirma o executivo. 

Fonte: Comunica Mais

◄ Leia outras notícias