T. da Informação

Ourofino atualiza parque de TI com rede 10 vezes mais rápida e Wi-Fi 6

Cerca de 1.400 colaboradores, clientes e convidados podem se conectar ao mesmo tempo na nova rede, que tem gerenciamento na nuvem


Publicado em: 17/01/2022 às 15:00hs

Ourofino atualiza parque de TI com rede 10 vezes mais rápida e Wi-Fi 6

A Ourofino Agrociência, com unidades em Ribeirão Preto (SP) e Uberaba (MG), e a Ourofino Saúde Animal, localizada em Cravinhos (SP), trocaram a rede cabeada Fast Ethernet pela Gibabit Ethernet, dez vezes mais rápida, e duplicaram a velocidade da rede wireless com o Wi-Fi 6. Também foi implementada ampla conectividade, gerenciamento na nuvem e segurança 802.1X. 

Os switches, access points e soluções de gestão e segurança utilizados foram da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise. A rede wireless passou a atender 100% do ambiente e o novo padrão sem fio visa proporcionar melhor desempenho, inclusive das reuniões virtuais, em áreas com muitos pontos de acesso, evitando que ocorram interferências de rede. Outro destaque é o quanto a nova tecnologia foca em reduzir de maneira inteligente o consumo de bateria dos dispositivos conectados. 

“Cerca de 1.400 colaboradores, clientes e convidados podem se conectar ao mesmo tempo na rede e a implementação foi exatamente como esperávamos, pois a equipe já trabalha conosco há muito tempo e conhece toda a nossa infraestrutura de redes”, destaca Ricardo Parice de Carvalho, coordenador de Operações de TI da Ourofino Saúde Animal. 

De acordo com Isac Sartori Gomes, engenheiro de Redes e Telecomunicações da Network Consult, empresa parceira da Aruba que realizou a implementação das soluções tecnológicas, foram três anos de estudos, projetos, reuniões e benchmarking antes de se chegar à proposta final. “Neste projeto, realizamos a arquitetura e venda com apoio da Agis Distribuição e tivemos apoio da Symmetry na implementação do Aruba Central e do Aruba ClearPass, sempre suportados por cerca de dez profissionais de TI da Ourofino".

Nas três localidades das empresas Ourofino, foram implementados 3 switches Chassis Cores Aruba 5406R, 4 switches Core Aruba 3810M, 155 access points Aruba IAP515 (Wi-Fi 6) e 105 Switches de Acesso 2930F. Além de uma gestão inteligente e centralizada de 100% dos ativos em nuvem Aruba Central alimentada por Inteligência Artificial, proporcionando em um único console a visão macro e micro da rede e os dispositivos conectados a ela com simplicidade para provisionar, configurar e manter todos os access points e switches da rede e da plataforma de políticas de acesso (NAC) Aruba ClearPass.

Já o Aruba ClearPass oferece facilidade para implementar o acesso seguro a convidados e colaboradores via portal (wired e wireless) online personalizado com recursos exclusivos, como aprovação por sponsors, auto registro, redes sociais, entrega de credenciais ou políticas de uso por e-mail ou SMS. Toda a solução está integrada com o Active Directory da Ourofino, utilizado como repositório de autenticação, e com o portal de autenticação para visitantes, baseado em mídias sociais.

Para Marcos Silveira, territory manager da Aruba, foi essencial para o sucesso do projeto primeiramente realizar um levantamento da situação do parque de TI do cliente e entender bem quais serviços ainda estavam sendo atendidos adequadamente, quais precisavam de melhoria imediata e como preparar a rede para futuras demandas. 

“Manter uma infraestrutura legada pode apresentar altos custos. A tecnologia obsoleta gera desempenho ruim e atraso no fornecimento de serviços, além de ineficiência no consumo de espaço e energia. Ficamos felizes em cuidar da renovação de tecnologia da Ourofino, permitindo à empresa focar na liderança da evolução e do crescimento sustentável do ecossistema de saúde animal”, conclui Silveira.

Fonte: In Press Porter Novelli

◄ Leia outras notícias