Pesquisas

Embrapa Soja participa da Belasafra com inovações ao processo produtivo de soja

Embrapa irá levar coleção de cultivares de soja ao Bela Safra


Publicado em: 25/01/2022 às 14:00hs

Embrapa Soja participa da Belasafra com inovações ao processo produtivo de soja

A Embrapa Soja irá participar da Belasafra, evento promovido pela Belagrícola, em  Cambé (PR), de 25 a 28 de janeiro, apresentando  cultivares de soja  de diversos grupos de maturidade e diferentes tecnologias. Serão três cultivares convencionais (BRS 511, BRS 539 e BRS 546), duas cultivares RR (BRS 388RR e BRS 559RR), além de três cultivares intacta (BRS 1054IPRO, BRS 1061IPRO e BRS 1057IPRO). “Dento desse grupo de cultivares, o agricultor pode selecionar aquelas que melhor se adequem ao seu sistema de produção, ampliando a produtividade e rentabilidade da atividade”, afirma a pesquisadora Divania de Lima, da Embrapa Soja. Além disso, a Embrapa Soja terá participação na programação digital da Belasafra com depoimentos e três apresentações técnicas.

Um dos destaques será a demonstração dos benefícios da tecnologia Block, desenvolvida pela Embrapa para conferir às cultivares maior proteção contra o ataque de percevejos, praga que suga as vagens e os grãos de soja. A adoção de cultivares com tolerância genética aos percevejos passa a ter papel fundamental nas estratégias de manejo, uma vez que os percevejos interferem na produtividade e na qualidade dos grãos e das sementes produzidas.

A Embrapa também demonstrará na Belasafra os benefícios da utilização do Azospirillum em pastagem e da coinoculação na soja (associação das bactérias Bradyrhizobium+Azospirillum). Ensaios de campo mostram que, a coinoculação promove um incremento médio de 16% no rendimento da soja, em relação às áreas inoculadas somente com Bradyrhizobium. O bioinsumo que mais impacta positivamente a sojicultura brasileira é o inoculante à base de bactérias fixadoras de nitrogênio. Em 2019, a Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN) trouxe uma economia de quase 18 bilhões de dólares ao Brasil, ao dispensar os adubos químicos nitrogenados.

Programação digital

Os pesquisadores da Embrapa também irão ministrar três apresentações técnicas abordando diferentes aspectos relacionados ao sistema produtivo da soja, o processo de desenvolvimento da metodologia do programa de Soja Baixo Carbono e o Uso de Biológicos na Agricultura Brasileira.

Fonte: Embrapa Soja

◄ Leia outras notícias