Governo

Governo de Minas tem programação especial na ExpoQueijo 2022, em Araxá

Concurso internacional de queijos artesanais contará com seminário, debates e oficinas oferecidas pela Secretaria de Agricultura e instituições parceiras a produtores e lojistas, entre 2 e 5 de junho


Publicado em: 19/05/2022 às 13:20hs

Governo de Minas tem programação especial na ExpoQueijo 2022, em Araxá

A ExpoQueijo 2022 - International Cheese Awards, em Araxá, no Triângulo Mineiro, contará com uma programação especial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e instituições parceiras. Produtores rurais e lojistas são convidados a participar do V Seminário de Queijos Artesanais, que discutirá temas como valorização das regiões produtoras, pesquisa e regulamentação, no dia 3 de junho, das 8h às 12h. Na manhã seguinte, 4 de junho, uma mesa redonda sobre comercialização debaterá tendências do mercado.  

Além disso, o público poderá participar de oficinas, que ocorrem durante o evento. Na quinta e na sexta-feira (02 e 03/06), das 18h às 19h, acontece a oficina com o tema "Como lucrar e crescer na produção de queijos", que será ofertada aos produtores, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas). No sábado (04/06), das 10h às 12h, o Senar oferecerá uma degustação comentada. E durante a tarde do mesmo dia, das 15h30 às 17h30, a instituição parceira realizará também uma capacitação sobre os principais defeitos em queijos artesanais.  

Segundo o superintendente de Abastecimento e Cooperativismo, Gilson Sales, os eventos são uma oportunidade para aqueles que trabalham com o queijo artesanal aprimorarem os seus conhecimentos no assunto. “O seminário tem como objetivos esclarecer produtores, técnicos e demais pessoas envolvidas no setor a respeito das informações mais atualizadas da cadeia dos queijos artesanais, legislações e pesquisas mais recentes, além de promover trocas de experiências”, detalha. 

Para a assessora técnica da Diretoria de Cooperativismo e Agroindústria da Seapa, Sandra Santos, “a realização do Seminário dos Queijos Artesanais dentro da programação da ExpoQueijo é uma forma de enriquecer ainda mais o conteúdo técnico do evento e propiciar a disponibilização de informações e experiências de excelente qualidade, com a participação de instituições e profissionais de renome para o setor” 

Toda a programação é gratuita e as inscrições estão disponíveis neste link

Valorização 

Além do concurso e do evento no geral, as discussões e as oficinas têm como objetivos principais informar sobre e valorizar os queijos artesanais mineiros. “O produtor de queijo é responsável por toda a cadeia produtiva. Ele é produtor, gestor e empreendedor, porque é ele também quem vende o seu queijo. Por isso é importante que ele conheça todas as etapas e exigências de produção do seu produto para, assim, tomar as melhores decisões”, explica Sales.  

As palestras e capacitações serão ministradas por profissionais especializados nos diversos temas da produção artesanal, de instituições como a Seapa e suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além de instituições como a Associação de Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Fonte: Ascom Seapa MG

◄ Leia outras notícias