Bovinos Leite

Instituto Luiz Girão anuncia produtores vencedores do Concurso de Qualidade do Leite 2021

Realizada entre fevereiro e novembro de 2021, competição premia fazendas com melhor desempenho dentro de parâmetros governamentais


Publicado em: 27/01/2022 às 12:40hs

Instituto Luiz Girão anuncia produtores vencedores do Concurso de Qualidade do Leite 2021

O Instituto Luiz Girão finalizou a edição de 2021 do Concurso Qualidade do Leite, realizado com produtores de todo Nordeste para avaliação da qualidade da produção das fazendas, com a premiação final nas duas categorias de disputa e uma homenagem aos participantes com melhores resultados no Calendário 2022 da Betânia Lácteos, parceira da organização. 

Criada com o objetivo de estimular o aprimoramento da qualidade da produção de leite no Nordeste, agregando valor à matéria-prima e ofertando um produto cada vez melhor à indústria e ao consumidor, a competição foi aberta a todos os produtores parceiros da Betânia registrados na Rede Brasileira de Qualidade do Leite -- RBQL nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia.

Os participantes concorreram nas categorias de Produtor de Tanque Coletivo e Produtor de Tanque Individual, com critério de avaliação baseado nos requisitos de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por meio de amostras coletadas nas fazendas e analisadas pelo laboratório Clínica do Leite. Os resultados atribuíram notas mensais aos participantes, entre fevereiro e novembro do último ano, com troféus de Qualidade do Leite entregues aos destaques de cada mês.

Para a premiação final, foram considerados os melhores colocados no ranking geral. O primeiro lugar de ambas as categorias recebeu 50 sacos de ração concentrada, enquanto os segundos colocados receberam 40 sacos.

“Nosso Concurso Qualidade do Leite mostra que o incentivo aos produtores do Nordeste rende frutos para toda a cadeia produtiva em termos de qualidade e competitividade, ampliando os horizontes desse ofício ao trazer mais conhecimento às famílias produtoras e, consequentemente, impactando de forma positiva toda a nossa região”, comenta David Girão, presidente Instituto Luiz Girão.

Na categoria Produtor de Tanque Individual, a primeira e segunda colocação ficaram com as fazendas dos produtores Roclesio Batista e Salim Bayde, ambos do Ceará. Na categoria de Produtor de Tanque Coletivo, os vencedores finais foram do Sítio Lagoa Comprida (PE) e da Associação Pau Branco (CE), respectivamente. 

Os produtores campeões de todos os meses também são homenageados ao estampar o Calendário 2022 de Betânia Lácteos, que cita o nome do produtor e fazenda. Esse material será distribuído para mais de 2,5 mil famílias produtoras de leite em cerca de 130 municípios no Nordeste. 

A nova edição do Concurso Qualidade do Leite será anunciada em breve, com início previsto para fevereiro de 2022. Acompanhe o Instituto Luiz Girão no site e canal do YouTube.  

Fonte: Instituto Luiz Girão

◄ Leia outras notícias