Avicultura

Sustentabilidade da reprodução — Aviagen demonstra contribuição para a redução de CO2 à avicultura global

Como a cadeia da produção de alimentos pode suprir as necessidades de uma população mundial cada vez maior sem sobrecarregar o planeta?


Publicado em: 28/01/2022 às 07:20hs

Sustentabilidade da reprodução — Aviagen demonstra contribuição para a redução de CO2 à avicultura global

A Aviagen® aborda essa questão através do seu lema “Sustentabilidade da Reprodução Avícola”. Um benefício da sustentabilidade da reprodução é que ela contribui para a redução do dióxido de carbono (CO2) na atividade avícola global através da melhoria genética anual em produção e características de bem estar animal, com o índice de conversão alimentar (C.A.) como maior impacto direto.

Graças a uma melhoria em C.A. de 1,5 a 2,0 pontos por ano, os clientes da Aviagen estão notando uma redução anual de 1% na pegada de carbono, considerando os níveis de produção atuais. Esse vídeo(https://youtu.be/8z-uSB93vx4) conta a história da “Vantagem em C.A.” por meio de uma abordagem de reprodução equilibrada que permite ao nosso setor reduzir anualmente as emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Alimentando o mundo, preservando o planeta — A vantagem da C.A.

A população mundial segue em crescimento. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima uma população mundial de 8,5 bilhões de pessoas até 2030, e o mundo enfrentará o desafio de alimentar todos. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) prevê que a produção anual de carnes precisará crescer 44 milhões de toneladas até 2030(https://www.oecd.org/publications/oecd-fao-agricultural-outlook-19991142.htm), com metade desde crescimento proveniente da carne de aves. Atualmente, o setor alimentício contribui para 25% das emissões anuais de GEE no mundo, e a carne de aves é responsável por 6% dessa parcela.

Como consequência das melhorias em conversão alimentar, o frango de corte moderno gera 50% menos pegada de carbono que a ave de 1970, e a ave do futuro terá uma pegada de carbono 15% menor que a atual, conforme as estimativas para 2030.

Em 2020, foram produzidos no mundo 133,3 milhões de toneladas de carne de aves a um custo de carbono de seis quilos por cada quilo de carne. Isso representa 800 milhões de toneladas de CO2.

“Para demonstrar o impacto com um exemplo hipotético baseado em nossa melhoria de C.A., se cada ave fosse fornecida pela Aviagen, esse montante seria reduzido em oito milhões de toneladas por ano. Colocando em perspectiva, esse é o equivalente em carbono a 5.906 voltas ao mundo com um Boeing 747-400”, explicou Jan Henriksen, CEO da Aviagen. “Como empresa de genética de aves, estamos no início da cadeia de produção de alimentos e assumimos com grande seriedade nossa responsabilidade com todo o setor. Trabalhamos há anos para gerar eficiências que tornem a avicultura mais sustentável, ao mesmo tempo em que melhoramos a saúde, o bem-estar e o desempenho das aves. Por nos preocuparmos com o planeta, nossos clientes e as comunidades às quais atendemos, temos o compromisso de continuar a reprodução avícola de forma sustentável nas próximas décadas.”

Criando um futuro mais verde 

A Aviagen tornou a reprodução equilibrada um de seus cinco compromissos corporativos. A reprodução equilibrada promove simultaneamente os pilares ambiental, econômico e social da sustentabilidade, o que ajuda produtores do mundo todo a alimentarem suas comunidades com uma fonte de proteína saudável, acessível e sustentável, gerando ao mesmo tempo eficiências que ajudam a preservar nosso planeta para esta e as próximas gerações.

Participe das conversas durante a Feira de Atlanta

Este ano, na Feira Internacional de Produção e Processamento (IPPE), que acontece entre os dias 25 a 27 de Janeiro em Atlanta, nos Estados Unidos, Santiago Avendaño abordará esse tema em sua apresentação intitulada “As contribuições da genética avícola para um meio ambiente sustentável no setor de carnes”. Você pode se juntar a ele nesta discussão no dia 26 de Janeiro, às 11h30 (hora local), no stand B3649. Para falar sobre “Sustentabilidade da Reprodução Avícola” com a equipe da Aviagen, os visitantes do IPPE podem passar no stand B4225.

Fonte: Aviagen

◄ Leia outras notícias