Aquicultura e Pesca

Tocantins ganha frigorífico de processamento de pescado

Empreendimento tem capacidade para abater até 8 toneladas de peixes por dia


Publicado em: 02/12/2021 às 18:00hs

Tocantins ganha frigorífico de processamento de pescado

A zona rural de Palmas (TO) recebe o primeiro frigorífico de processamento de peixes. O estabelecimento de propriedade do Frigorífico Safra Pescado está cadastrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e foi aberto na última segunda-feira (29). O empreendimento tem capacidade para abater até 8 toneladas de peixes por dia e tem como objetivo de fornecer produtos inspecionados, seguros e de qualidade para a população tocantinense. 

“A inauguração deste frigorífico é um grande avanço para a cadeia produtiva de pescado, principalmente para esta região central do Tocantins, pois elimina um gargalo que sempre tivemos que era a falta de indústria de processamento de peixes. Chegamos a dois frigoríficos registrados no SIE com boa qualidade estrutural e de equipamentos atendendo as normas sanitárias,” disse o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Paulo Lima.

O processo de implantação do frigorífico iniciou em 2020 e desde outubro já estava apto para processar pescado. “Temos um grande potencial de pescado e não dispúnhamos de um local adequado para o processamento, o que gerava um comércio muito grande de produtos irregulares e sem inspeção, trazendo riscos para a saúde da população,” pontuou o gerente de Inspeção Animal da Adapec, Antônio José de Caminha.

O Tocantins está na 18ª colocação no ranking nacional de produtores de peixes. Segundo o Anuário da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), no ano de 2020 produziu 14.804 mil toneladas, um avanço de 11,3% em relação ao ano anterior, sendo um dos que mais cresceu no país neste segmento. A maior parte são peixes nativos e um pequeno percentual de tilápia (80 toneladas).

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias