Aquicultura e Pesca

Senar, Embrapa Meio Ambiente e Associação Brasileira de Estudos das Abelhas assinam acordo de cooperação

Iniciativa vai fornecer conteúdos para aprofundar conhecimento nas áreas de apicultura e meliponicultura


Publicado em: 15/06/2022 às 15:50hs

Senar, Embrapa Meio Ambiente e Associação Brasileira de Estudos das Abelhas assinam acordo de cooperação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Embrapa Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) firmaram um acordo de cooperação técnica para a elaboração e distribuição de conteúdo nas áreas de apicultura e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). 

A parceria entre as três instituições prevê o desenvolvimento de cursos, minicursos, e cartilhas além de outros materiais instrucionais para acesso gratuito nas plataformas do Senar.  

Os interessados pelo tema já podem acessar materiais audiovisuais sobre a criação de abelhas sem ferrão que estão disponíveis na Estante Virtual do Senar. Inicialmente são cinco vídeos.  

Para o assessor técnico da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Vilton Júnior, o acordo vai dar a oportunidade para ampliar o acesso das pessoas do meio rural a conteúdos relevantes do tema. “São três instituições de grande relevância para a cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura se unem para levar ainda mais conhecimento a um segmento que vem apresentando um crescimento exponencial no Brasil”.

A parceria, segundo o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Cristiano Menezes, contribuirá para que o conhecimento científico acumulado ao longo de gerações chegue efetivamente ao campo. “Se as pessoas colocarem em prática o que a ciência já sabe, vamos ver o setor decolar nos próximos anos”. 

A diretora executiva da A.B.E.L.H.A, Ana Lucia Assad, ressalta que o potencial do Brasil com a atividade de criação de abelhas é enorme. “Porém, como o setor apícola ainda é muito informal, precisamos capacitar e profissionalizar os nossos apicultores. Por isso, a importância de oferecer cursos e informações com embasamento técnico de entidades muito experientes na disseminação do conhecimento em apicultura e meliponicultura”.

Potencial exportador

Os produtos apícolas também fazem parte de uma das cadeias produtivas prioritárias no escopo de atuação do Projeto Agro.BR, uma iniciativa da CNA em parceria com a Apex-Brasil voltada para a internacionalização do agro brasileiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

◄ Leia outras notícias