Apicultura

Seapa realizará evento voltado à cadeia do mel nesta sexta-feira (27/5)

Além de palestras sobre criação de abelhas, extração de mel, legislação e regulamentação de serviços de inspeção, encontro terá repasses de equipamentos de apicultura para quatro municípios goianos


Publicado em: 26/05/2022 às 16:50hs

Seapa realizará evento voltado à cadeia do mel nesta sexta-feira (27/5)

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realizará, nesta sexta-feira (27/5), um encontro sobre meliponicultura e apicultura. O evento começará às 8 horas, no auditório do órgão, e terá a presença do titular da Seapa, Tiago Mendonça, além de superintendentes, prefeitos, secretários municipais, representantes de entidades e produtores. Os participantes receberão informações sobre equipamentos, instalações, processos de criação de abelhas e extração de mel. Poderão também tirar dúvidas sobre legislação, regulamentação dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) e Estadual (SIE), Selo Arte e Produto Artesanal.

Ainda durante o evento, a Seapa fará a cessão de uso de equipamentos do projeto Casa de Mel a representantes dos municípios de Arenópolis, Diorama, Jussara e Piranhas. Os conjuntos incluem: descristalizador elétrico, mesa desoperculadora, centrífuga elétrica, tanque decantador, balde coletor e peneira.

“Os equipamentos serão usados em projetos de agricultura familiar nos municípios contemplados, gerando renda e fomentando a economia local”, diz o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. “Goiás produziu mais de 327 toneladas de mel em 2020 e tem potencial para crescer muito neste segmento”, complementa o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, citando a última Pesquisa Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2019, outros dez municípios receberam equipamentos de apicultura: Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Divinópolis, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Posse, São Domingos, Simolândia e Sítio D'Abadia. Assim como agora, os conjuntos foram repassados mediante a assinatura de termos de cessão de uso.

Saiba mais

O termo meliponicultura diz respeito à criação de abelhas sem ferrão. Apicultura é a criação de abelhas com ferrão. O encontro desta sexta-feira (27/5) é uma realização da Seapa, com apoio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás).

SERVIÇO

  • Encontro sobre Meliponicultura e Apicultura
  • Data: 27/5/2022 (sexta-feira)
  • Horário: das 8 às 12 horas
  • Local: Auditório da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) — Rua 256, nº 52, Setor Leste Universitário, Goiânia - GO

Fonte: SEAPA Goiás

◄ Leia outras notícias