Apicultura

Evento on-line discute a contribuição das abelhas para a produção agrícola

Estudos demonstraram que cerca de 75% dos cultivos agrícolas usados pelo homem são beneficiados por polinizadores


Publicado em: 23/11/2021 às 15:30hs

Evento on-line discute a contribuição das abelhas para a produção agrícola

O benefício dos polinizadores para a produtividade e a rentabilidade de cultivos agrícolas no Brasil é o tema da próxima conferência on-line da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas ( A.B.E.L.H.A.) . 

O Webinar A.B.E.L.H.A. | Polinização agrícola, produtividade e conservação - O que a ciência e a prática no campo ensinam, que será realizado em 25 de novembro, às 17h, no canal da A.B.E.L.H.A. no YouTube, vai reunir pesquisadores em torno da importância da conservação dos polinizadores para a produção de alimentos no Brasil. 

A ciência já apontou que abelhas e agricultura possuem uma relação de dependência e complementaridade. Estudos demonstraram que cerca de 75% dos cultivos agrícolas usados pelo homem são beneficiados por polinizadores animais, dos quais as abelhas são os mais eficientes. No Brasil, a contribuição dos polinizadores para a agricultura foi estimada em R$ 43 bilhões no ano de 2018. 

Em alguns cultivos, a visita de abelhas e outros animais às flores é essencial para garantir a geração do fruto (polinização cruzada). É o caso da maçã, do maracujá e do açaí. Já outras culturas, mesmo que menos dependentes da polinização animal, podem ser beneficiadas pelos polinizadores. É o que ocorre com o café, a soja e o tomate, que ganham tanto em produtividade quanto em qualidade. 

"A integração das abelhas, sejam as silvestres, sejam as manejadas pelo homem, ao sistema produtivo representa um enorme potencial de agricultura sustentável para o Brasil explorar", explica Ana Assad, diretora executiva da A.B.E.L.H.A. e mediadora do webinar. "O serviço que elas oferecem é um bioinsumo que permite ao agricultor produzir mais sem expandir a área agrícola." 

Temas e palestrantes 

Quem abre o evento é o Engenheiro Agrônomo Breno Freitas, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará, que irá trazer os principais aspectos da contribuição dos polinizadores para a produção de alimentos. Freitas, que é especialista em polinização e conselheiro científico da A.B.E.L.H.A., é um dos autores do livro A Polinização Agrícola por Insetos no Brasil, fruto de uma colaboração entre pesquisadores brasileiros e alemães (mais informações e versão digital aqui). 

A bióloga Maria Cristina Gaglianone, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos dos Goytacazes (RJ), vai compartilhar os resultados de suas observações em cultivos de café, que apontam para um aumento de até 21% na frutificação pela ação das abelhas. Segundo Gaglianone, a presença de abelhas silvestres também aumenta a biodiversidade nas áreas agrícolas, favorecendo também a produção agrária como um todo. 

O açaí, por sua vez, é um cultivo totalmente dependente de polinização animal. Ele será tema da terceira palestra do evento, da bióloga Márcia Maués, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Oriental. Ela explica que as flores do açaí são visitadas por mais de 200 espécies de insetos. Esse conhecimento mostra a importância de se conservar as matas nativas no entorno das áreas de cultivo da planta. 

Os pesquisadores também vão dar orientações de boas práticas para agricultores e criadores de abelhas construírem uma relação harmônica para estimular a presença de polinizadores em suas propriedades e, consequentemente, elevar a rentabilidade de suas atividades. 

Serviço 

  • Webinar A.B.E.L.H.A. | Polinização agrícola, produtividade e conservação - O que a ciência e a prática no campo ensinam 
  • 25 de novembro, quinta-feira, às 17h 
  • Para se inscrever e receber o link da transmissão no dia do evento, preencha o formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczJ3-X1Q2JfmNXI5mqfTBUOJSyj29n876j0Ewv6HlPUym03w/viewform
  • Link da Transmissão AQUI https://youtu.be/fTgzvp-GmZs

Fonte: A.B.E.L.H.A.

◄ Leia outras notícias