Apicultura

Aplicativo voltado para a gestão de meliponários vence concurso nacional de inovação e empreendedorismo universitário

Criado por um estudante de Santa Catarina, o aplicativo “Bee App”, permite aos criadores de abelhas um melhor manejo de suas criações e contribui para a expansão do negócio


Publicado em: 23/06/2022 às 08:20hs

Aplicativo voltado para a gestão de meliponários vence concurso nacional de inovação e empreendedorismo universitário

O “Bee App”, aplicativo que viabiliza a gestão da criação de abelhas nativas sem ferrão, nasceu do conceito de auxiliar o meliponicultor (criador de abelhas sem ferrão) a gerir o meliponário usando ferramentas específicas que permitem a gestão completa do manejo e o controle das multiplicações, alimentação, manejos de abelhas rainhas, controle financeiro e até mesmo, rastreabilidade genética dos enxames para evitar consanguinidade.

O criador e idealizador da aplicação mobile, que venceu a 10º edição do Campus Mobile na categoria Smart Farms, Marcello Freyesleben Caon, afirma que o projeto é fruto de uma paixão individual:

“A ideia de criar o aplicativo veio do fato de eu ser um meliponicultor apaixonado pelas abelhas brasileiras nativas sem ferrão. Elas possuem importância fundamental na polinização e, somente de 2019 para cá, começaram a ser regulamentadas. Encontrei nesta área a oportunidade de crescer e expandir os conhecimentos que já tinha.”- afirma o estudante da Universidade Estácio de Sá.

O “Bee App” oferece ainda um marketplace exclusivo para comercialização de abelhas sem ferrão, no qual o produtor poderá escoar seus produtos e subprodutos, além de uma área de publicação de artigos científicos e materiais para auxiliar os produtores no estudo da profissão e na disseminação do conteúdo para outros meliponicultores.

Marcello destaca ainda que está sendo muito gratificante passar por tantas etapas, tantos desafios e aprendizados e no final ser consagrado campeão na categoria, competindo com tantos projetos bacanas.

“Estou me preparando para os próximos desafios, para seguir em frente com o projeto e expandi-lo. É uma iniciativa pela qual sou apaixonado e com o Campus Mobile encontrei o incentivo que eu precisava para seguir adiante e garantir meu espaço no mercado"- conclui.

Ao todo, o Campus Mobile, projeto realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), premiou seis projetos nas categorias de Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms. Os estudantes contemplados ganham uma viagem de imersão ao Vale do Silício, na Califórnia, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de um valor em dinheiro.

Fonte: InPress Porter Novelli

◄ Leia outras notícias