Capacitação

AgroInova apresentará tecnologia e inovação para o campo durante o Dia de Campo Copagril

Voltado para expor tecnologias e estimular a inovação no agronegócio, o AgroInova pretende fomentar negócios, integrar conhecimento e promover novas soluções para o setor.


Publicado em: 21/01/2022 às 15:20hs

AgroInova apresentará tecnologia e inovação para o campo durante o Dia de Campo Copagril

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), apresentará suas soluções tecnológicas para o setor do agronegócio na 1ª edição do AgroInova. O evento ocorrerá durante o Dia de Campo Copagril, na Estação Experimental em Marechal Cândido Rondon, entre os dias 19 a 21 de janeiro, em um espaço especialmente voltado para a inovação aplicada ao dia a dia do produtor rural. 

A iniciativa levará a dinâmica de um centro de inovação para perto dos produtores, onde poderão conhecer tecnologias, startups e compartilhar os desafios do agro. Para as startups será uma oportunidade de fazer conexões e negócios, podendo expor as suas soluções para todos os visitantes da feira.  

O AgroInova tem como parceiros, além da Copagril, a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, Sicredi Aliança PR/SP, Unioeste, Acimacar e Iguassu-IT. A programação do contempla a realização de palestras, rodadas de negócios e pitchs. Também ocorrerá um workshop com a temática “Desafios da transformação digital com foco no produtor rural”, na quinta-feira (20), às 9h. O objetivo será compreender as necessidades dos produtores rurais em relação às tecnologias, desenvolvimento de produtos e soluções com base na realidade do mercado.  

Agro mais tecnológico 

De acordo com o diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, contribuir para o fomento da inovação no agronegócio na região oeste do Paraná é um dos objetivos do evento. “O campo está cada vez mais tecnológico e demanda por novas soluções, oportunidades de negócios e conhecimento. O AgroInova traz esses dois grandes temas: o agronegócio e a tecnologia, que têm papel fundamental no desenvolvimento regional. Ao longo destes três dias de evento, haverá desde a apresentação de produtos e serviços que gerem valor ao agro até a transformação de necessidades em soluções”, afirmou.  

“É mais uma ação do PTI para o fortalecimento do agronegócio na região”, destacou Garrido.  

PTI Soluções 

Os centros de competências do Parque Tecnológico vão apresentar projetos de Arquitetura e Engenharia para edificações, como por exemplo de aviários, utilizando metodologia BIM; estudos solares; ventilação natural e mecânica; aproveitamento de água; eficiência energética (placas fotovoltaicas, equipamentos) e  automações. 

Já na área de Business Inteligence para o agro, será exposta a tomada de decisão assertiva baseada na inteligência e gestão de dados e informações; metodologias e técnicas para o monitoramento agro/ambiental (com foco em sensoriamento remoto e uso de VANT’s); a elaboração de estudos por meio do uso e desenvolvimento de metodologias e parâmetros científicos para a temática ambiental e agronômica; sistema de monitoramento ambiental (SIMA) e estações agrometereológicas.  

Dia de Campo Copagril 

O Dia de Campo Copagril é o mais tradicional e importante evento técnico da cooperativa. Anualmente, a feira reúne milhares de cooperados, clientes e visitantes que passam para conferir as novidades em soja, milho, pastagens, insumos para a agricultura e também pecuária. Além da realização da 1ª edição do AgroInova, umas das novidades deste ano, mais de 170 empresas estarão expostas nesta edição de 2022, que retorna de forma presencial seguindo todos os protocolos de segurança.

Fonte: Copagril

◄ Leia outras notícias