Meio Ambiente

Minerva Foods conquista Selo Ouro em seu Inventário Corporativo de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Reconhecimento é concedido às empresas que divulgam informações sobre emissões de GEE verificadas por terceira parte


Publicado em: 21/09/2021 às 07:00hs

Minerva Foods conquista Selo Ouro em seu Inventário Corporativo de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, conquistou o Selo Ouro em seu Inventário Corporativo de Emissões de Gases de Efeito Estufa no Programa Brasileiro GHG Protocol, reconhecimento máximo da ferramenta utilizada para qualificar e gerenciar emissões. 

O selo é concedido aos inventários completos de instituições que apresentam suas emissões de GEE verificadas por empresas especializadas, como no caso da KPMG, que realizou a auditoria da Minerva Foods. Na verificação, foram avaliados critérios relacionados às informações apresentadas para o ano de 2020. A nova conquista coloca a Minerva Foods na galeria de parceiros do Programa Brasileiro GHG Protocol com Selo Ouro e evidencia os esforços realizados pela Companhia para uma pecuária de baixo carbono. 

"Esta é mais uma grande conquista proveniente da agenda ESG da Companhia, que vem sendo intensificada ano após ano. O Selo Ouro é fruto do compromisso da Minerva Foods com a Sustentabilidade, um trabalho sério e transparente, no qual buscamos novas formas de produzir mitigando impactos ao meio ambiente", destaca Taciano Custódio, Diretor de Sustentabilidade da Minerva Foods. 

Em 2020, a Minerva Foods zerou as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no escopo 2 - proveniente da aquisição de energia elétrica consumida - em 100% de suas operações, além de promover a remoção de mais de 38 mil toneladas de CO2 da atmosfera através do plantio de árvores. A Companhia, de forma transparente, divulga seus Inventários Corporativos de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) anuais no Registro Público de Emissões, plataforma do Programa Brasileiro GHG Protocol, que divulga os inventários das organizações participantes da iniciativa. 

O objetivo do documento é quantificar as emissões de GEE da Companhia; os progressos e melhorias decorrentes de ações estratégicas relacionadas à temática das mudanças climáticas; bem como fazer o acompanhamento da evolução de seus níveis e utilizá-lo como ferramenta para determinação de melhorias nos processos. 

A Companhia ainda conta, desde 2017, com o sistema ‘Climas’, uma ferramenta que coleta e gerencia informações operacionais em 26 unidades produtivas no Brasil, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Argentina. A adesão à plataforma desenvolvida pela WayCarbon possibilitou à Minerva Foods a coleta de dados necessários para o cálculo das emissões de GEE em suas operações, fundamentais para a elaboração do inventário. 

Com a tecnologia, a Companhia alcançou o nível de excelência na coleta de dados e gestão de indicadores de sustentabilidade para a tomada de decisões, de forma a garantir visibilidade, controle e segurança para informações estratégicas. 

Agenda Sustentável 

A estratégia de sustentabilidade da Minerva Foods é pautada pela contribuição para um planeta saudável e comunidades prósperas, e, para isso, a Companhia investirá em diversas iniciativas até 2035. Dentre as metas, a empresa se comprometeu a reduzir em 30% a intensidade das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) nos escopos 1 e 2 até 2030; e a manter sua matriz energética carbono neutro com 100% da energia advinda de fontes renováveis. 

Atualmente, a Minerva Foods monitora mais de 15 milhões de hectares com tecnologia de mapeamento geográfico de fornecedores em todos os biomas brasileiros e no Paraguai. A empresa é também pioneira no país a ter 100% dos fornecedores diretos monitorados por meio de mapas georreferenciados na Amazônia, no Cerrado, no Pantanal e na Mata Atlântica, incluindo os produtores de ciclo completo - que produzem desde o nascimento do bezerro à produção industrial. A Minerva Foods se tornou ainda a primeira empresa do setor a testar a ferramenta Visipec para avaliação de riscos relacionados às fazendas fornecedoras indiretas na Amazônia. 

 

Fonte: Minerva Foods

◄ Leia outras notícias