Meio Ambiente

Live: Crédito de Carbono no agronegócio realizada pela Base Agro

Marcelo Theoto Rocha finaliza série com transmissão sobre o mercado de crédito de carbono


Publicado em: 13/09/2021 às 07:40hs

Live: Crédito de Carbono no agronegócio realizada pela Base Agro
Foto: Crédito De Carbono

No dia 15 de setembro, às 18h30, Marcelo Theoto Rocha, Consultor de Mudanças Climáticas e especialista em Mercado de Carbono, irá ministrar a live “Crédito de Carbono no agronegócio” nas redes sociais da BASE - Brasil Agro Society Environment. 

O aquecimento global causa sérias condições climáticas que aumentam a frequência de eventos climáticos extremos. Essas mudanças estão relacionadas com o aumento das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Uma das maneiras de conter esses impactos é a redução e/ou neutralização da emissão de carbono. 

Em suas redes sociais, a instituição desenvolveu uma série de publicações para explicar o mercado de crédito de carbono e, com conhecimento técnico, orientar seus seguidores sobre esse assunto que vem sendo discutido em múltiplas plataformas.

O mundo está enfrentando diversas condições climáticas geradas, principalmente, pela emissão de gases de efeito estufa (GEE). Em 2015, como resultado da COP21, 195 países assinaram o Acordo de Paris, tratado em que nações apresentaram metas de redução da emissão de carbono, comprometendo-se a modificar suas atividades econômicas para limitar o aumento da temperatura global em menos de 2ºC e preferencialmente 1,5ºC. 

A COP26 acontece de 31 de outubro a 12 de novembro deste ano na cidade de Glasgow, na Escócia. Neste encontro serão discutidos os próximos passos para a completa implementação do Acordo de Paris. A proximidade da reunião cria um momento benéfico para a discussão do mercado de crédito de carbono. 

Vicente Bissoni, Diretor Administrativo e Financeiro do grupo Botuverá, explicou por meio do ‘Tem BASE isso?’ a influência da pecuária na emissão de GEE e esclareceu como um conjunto de ações, que já vêm sendo adotadas por pecuaristas, se tornam um instrumento para a redução dos impactos ambientais. 

A PL 528/2021 também foi citada na série. O Projeto de Lei visa regular a compra e venda de créditos de carbono no Brasil. Pelo projeto, um crédito de carbono equivalerá a uma tonelada desses gases que deixarem de ser lançados na atmosfera. Os créditos de carbono vão estar ligados a outros projetos de redução ou remoção de GEE (Gases do Efeito Estufa) da atmosfera. 

A Brasil Agro Society Environment - BASE, é uma organização apartidária não governamental, formada por nove profissionais do agronegócio, que buscam levantar debates e discussões sobre a agricultura sustentável.

 

Fonte: Zaru Comunicação

◄ Leia outras notícias