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Qual é o melhor Suco de Laranja?

O suco de laranja é realmente um aliado saudável? Tudo depende de como é preparado!


Publicado em: 24/01/2022 às 14:20hs

Qual é o melhor Suco de Laranja?

A iniciativa Nutrientes para a Vida sempre mostrou sua preocupação com a qualidade dos alimentos para a população. Da mesma forma, temos o compromisso de informar sobre a importância dos alimentos para a nossa saúde. Infelizmente, vivemos o fantasma de uma nova onda do Covid-19. Nesse momento, sempre lembramos em aumentar o nosso estado imunológico. Dentre os vários cuidados, a ingestão de vitamina C é uma necessidade de grande importância para a prevenção contra o vírus. 

O suco de laranja sempre foi uma bebida bastante comum na residência dos brasileiros. Estrela do café da manhã, o suco de laranja é mesmo uma boa opção para começar o dia? Ácido, doce e às vezes até desprovido de fruta real, se for industrial. Para ingerir vitamina C você abre uma caixa de suco de laranja concentrado ou néctar de laranja? Talvez esse não seja o melhor caminho, pois esses produtos perderam algumas das virtudes da fruta natural. 

Ao acordar, o nosso corpo tem a necessidade de ser reidratado após algumas horas sem água e a ingestão de suco de laranja pode ser agressiva alguns minutos depois de se levantar da cama. Além do aspecto doce, as frutas cítricas são ricas em ácidos, podendo seu consumo ser agressivo para pessoas com problemas de digestão. Porém, se esse suco for consumido como parte de uma dieta balanceada (e não muito ácida), não deve ser contraindicado, pois o pH do estômago é mais ácido que o dos frutos cítricos.

Assim, uma laranja espremida não é problema, pois estamos tratando de suco de fruta in natura, que permitirá uma melhor preservação dos benefícios da fruta, principalmente da vitamina C. Vale lembrar, que este néctar está repleto de coisas boas e, em particular, de vitamina C. Essa é uma das vitaminas, que não pode ser produzida por nosso corpo, porém é essencial para estimular nosso sistema imunológico e garantir que o cálcio se fixe adequadamente nos ossos, por isso é importante seguir uma dieta rica em vitamina C. Um copo de 200ml de suco de laranja cobriria quase toda a nossa necessidade de ingestão diária e devemos nos atentar para não ultrapassar de dois copos por dia.

Uma qualidade menos conhecida, mas igualmente essencial, de acordo com vários estudos, o suco de laranja reduz o nível de colesterol ruim e, portanto, previne as doenças cardiovasculares. No aspecto beleza, o suco de laranja também tem ação de grande importância. É excelente para a pele, pois ativa a produção de colágeno (importante também para ossos, músculos e tantos outros), suas vitaminas B6 e C também ajudam a nossa epiderme a marcar menos e assim limitar o aparecimento de hematomas após uma queda.

Muitos consumidores fazem a opção pelo suco de caixinha ao invés de preparar seu próprio suco em casa. Para os especialistas, o suco de caixinha é considerado uma bebida açucarada e não como uma porção de fruta. Normalmente,     os sucos de frutas industrializados, seja laranja, maçã ou uva, são ricos em açúcar, apresentando em média 30 gramas de açúcar para uma porção de 230 ml de suco, o que equivale a aproximadamente 8 colheres de chá de açúcar. Além disso, a maioria dos sucos comerciais não contém as partes mais nutritivas da fruta, como a casca e a polpa, importantes fontes de fibras e nutrientes. Portanto, é melhor comer a fruta inteira para obter mais fibras e reduzir o consumo de açúcar.

Aproveite todas as qualidades da laranja, porém, quando na forma de suco, mesmo quando prensada por nós, não contém tantas virtudes quanto a fruta consumida in natura. E se você não tiver tempo para espremer um suco pela manhã, opte pelo suco de laranja "100% puro", que concentra mais vitaminas e fibras. Além disso, não demore muito tempo para beber seu suco de laranja espremido, pois o nível de vitamina C cai muito rapidamente em um suco espremido.

As qualidades nutricionais de uma fruta de laranja estão associadas à fertilidade do solo, ou seja, a produção de frutas com qualidade nutricional está intimamente ligada à presença de nutrientes no solo. No caso de ausência ou carência de algum nutriente, é através da aplicação de fertilizantes que se pode repor os nutrientes necessários para a produção de frutos de laranja com todas as qualidades nutricionais necessárias para nossa saúde, inclusive a vitamina C.

Valter Casarin - Coordenador Científicos da NPV

Fonte: Alfapress

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