Laticínios

Jovens empreendedores rurais deslancham após ATeG e cursos

O ATeG Agroindústria é desenvolvido por meio da parceria entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o Sindicato do Produtores Rurais de Mar de Espanha, com assistência da técnica de campo e instrutora Aline Machado Castro


Publicado em: 12/08/2021 às 08:40hs

Jovens empreendedores rurais deslancham após ATeG e cursos
Foto: Participantes da oficina Doce de Leite e Queijo Minas

Desde que passaram a integrar o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria, em março de 2020, os jovens Thaís Puello, Márcio Jogaib e Thiago Puello vêm colhendo excelentes resultados em seu negócio. No primeiro ano de assistência, a agroindústria obteve índice de lucratividade de 29,2%, com aumento produção diária de leite de 59%, com o qual são produzidos queijos artesanais, doce de leite e iogurte. O lucro unitário atingiu R$ 1,935 por litro de leite trabalhado na agroindústria.

O ATeG Agroindústria é desenvolvido por meio da parceria entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o Sindicato do Produtores Rurais de Mar de Espanha, com assistência da técnica de campo e instrutora Aline Machado Castro.

Recentemente, foi ministrada, na agroindústria Troço Bom Roceria, localizada em Chiador, a oficina Doce de Leite e Queijo Minas. “O objetivo foi capacitar mão de obra e padronizar os produtos comercializados”, explicou Aline. Segundo ela, o empreendimento está em plena expansão, com obras de uma nova unidade já iniciadas. Durante a oficina, foram treinados familiares envolvidos no processo de fabricação e dois colaboradores contratados recentemente, a fim de manter a qualidade da produção diante do aumento da comercialização dos produtos.

Os três jovens fizeram o caminho inverso à evasão rural, saindo do Rio de Janeiro, onde moravam, para investir na propriedade familiar, que era alugada a terceiros pelos pais de Thaís e Thiago. Ela e o noivo, Márcio, já haviam se aventurado, em 2017, na produção de queijos. “Era uma forma de conseguir dinheiro. Comercializávamos queijos para nossos amigos. A aceitação foi tanta que animamos, afinal, vimos que poderia ser uma atividade lucrativa”, lembrou Thaís.

Em 2018, descobriram os cursos oferecidos pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES junto ao Sindicato dos Produtores Rurais de Mar de Espanha e começaram a se capacitar. “Hoje, após participarem de diversos cursos e ingressarem no ATeG, trabalharam qualidade do leite, que tem ligação direta com a alimentação e com o bem-estar animal, junto com a produção. Antes, usavam 13 litros de leite para produzir um quilo de queijo. Atualmente, a produção é feita com oito litros de leite”, explica a técnica.

Os jovens empreendedores rurais conquistaram a certificação pelo Serviço de Inspeção Regional (SIR) do Consórcio Intermunicipal de Especialidades (CIESP). O objetivo agora é a conquista da certificação nacional Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). “O trabalho deles tem como foco a qualidade dos produtos da forma mais natural e segura possível. Digo sempre que tem muito amor e dedicação envolvidos. Eles conseguem realizar da melhor maneira, traduzindo o que o consumidor espera”, afirmou Aline.

Neste ano, além do queijo Vó Gilda, já produzido, iniciaram a produção dos queijos Casa de Roça e Bão de Minas, que, de acordo com a produtora e com a instrutora, já são sucesso de vendas. Por falar em sucesso, renomados chefes de cozinha, como Roberta Sudbrack, descobriram os produtos e elogiam os mesmos nas redes sociais.

“Quanto mais buscamos, mais as coisas vão acontecendo e as portas vão se abrindo. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES faz parte de todo o processo porque aprendemos sobre toda a cadeia, tudo considerando a nossa realidade”, destacou Thaís.

“O ATeG é de grande importância porque trabalha técnica aliada à gestão. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES é peça fundamental no aperfeiçoamento, na educação e no aprendizado continuado dos nossos produtores rurais”, ressalta o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Mar de Espanha, Marion Ferreira Gomes.

Fonte: Assessora de Comunicação Sistema FAEMG/SENAR/INAES

◄ Leia outras notícias