Adubos e Fertilizantes

Novo terminal de fertilizantes em Santos é realidade

Polêmica se deve ao fato de que haverá o transporte de Nitrato de Amônio


Publicado em: 18/01/2022 às 12:20hs

Novo terminal de fertilizantes em Santos é realidade

Um novo terminal para o transporte de fertilizantes será instalado no Porto de Santos, informa o portal especializado Globalfert. “Atualmente o local é ocupado por um terminal multicargas e, após o anúncio, acabou gerando algumas controvérsias”, afirmam.

De acordo com o Globalfert, a polêmica se deve ao fato de que haverá o transporte de Nitrato de Amônio, que é matéria-prima fundamental para fertilizantes. Ocorre que esse produto é similar ao que gerou o acidente no porto do Líbano no mês de agosto de 2020, quando um terminal contendo cerca de três mil toneladas de Nitrato de Amônio explodiu, provocando cerca de 200 mortos.

Bruno Stupello, diretor de desenvolvimento e regulação do terminal, disse em entrevista com a Record TV que o transporte de Nitrato de Amônio já ocorre na margem esquerda do Porto de Santos. Segundo o administrador, os procedimentos seguem todas as normas de segurança exigidas e não houve quaisquer registros de acidentes até o momento.

“Os investimentos, da ordem de 660 milhões de reais, trarão cinco milhões de toneladas de capacidade de fertilizantes a mais com o comparativo atual, que ajudarão a atender melhor o segmento de fertilizantes nacionais”, afirma o Globalfert.

Eles citam o Ministério da Infraestrutura, segundo o qual a mudança trará mais segurança e eficiência ao Porto, uma vez que este novo terminal possibilitará que o transporte interno de carga seja feito pelo molde ferroviário, contribuindo para a diminuição do número de caminhões nas proximidades. Atualmente o leilão da área está em consulta pública e os investimentos deverão iniciar a partir de 2023.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias